Histórico da Radioatividade

|
A radioatividade foi descoberta pela construção do tubo de raios catódicos (De eletrons).
Essa descoberta se deu acidentalmente, em 1896, por Becquerel que descobriu a radioatividade natural, ao analisar o sulfato duplo de potássio e uranila: K2(UO2)(SO4)2.
Já no ano de 1898, Marie Curie e seu marido Pierre, conseguiram identificar o urânio, o Polônio (que é 400x mais radioativo que o urânio) e logo depois veio o rádio (que ainda chega a ser 900x mais radioativo que o urânio).
Entre 1898 e 1900, Ernst Rutherford e Paul Villard, utilizando um dispositivo descobriram pelo comportamento frente às placas carregadas, que a emissão das substâncias radioativas por natureza poderiam ser de três tipos:
Radiação Alfa, Radiação beta e Radiação Gama.

7 comentários:

Shaiane Nascimento Souza disse...

Bastante interessante o histórico da radioatividade...
O fato de Marie Curie e seu esposo Pierre Currie estando estudando juntos, conseguiram isolar o primeiro elemento radioativo que foi o Polônio.Com a radiação emitida por ele, eles conseguiram isolar o elemento e estudar sua radiação. Já Henri Becquerel descobriu, em 1986, que os sais do urânio queimava o filme fotográfico. Com isso os estudos foram sendo mas profundos envolvendo outros cientistas e pesquisadores que estudaram as propriedades, naturezas entre outros.
Foi apartir dessas descobertas que hoje sabemos o que é radioatividade, e os beneficios e maleficios que podem causar!
Espero que com o nosso trabalho podemos tirar duvidas e e trazer grandes informações a todos!

beijoos,:*
shaiane, 3M10

Unknown disse...

como é interessante o fato de que a radioatividade serve tanto para o bem como pode também prejudicar, como aconteceu na usina nuclear de Chernobyl, o maior acidente nuclear da história. Que o material nuclear liberado naquela ocasião era quatrocentas vezes maior que o das bombas utilizadas no bombardeio às cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Alex Matos
Sala 3m10

TURMA 3M10 disse...

LUDIMILA SANTOS DE JESUS.
COM OS ESTUDOS DE ROENTGEN SOBRE RAIOS CATÓDIOS ELE ENVENTOU A CHAPA FOTOGRÁFICA E DESCUBRIU QUE PODERIA USÁ-LAS PARA FOTOGRÁFAR OBJETOS.
UM DIA QUANDO ELE SAIU PARA TRABALHAR Á NOITE ELE FOTOGRAFOU A MÃO DE SUA ESPOSA PARA VER SE ELA ESTAVA LHE TRAINDO.APARTI DESSA FOTOGRÁFIA ELE VIU A MÃO ESQUERDA DE SUA MULHER .COM ESSA DESCOBERTA ELE INVENTOU O RAOIS X,QUE PODE VER COMO E DENTRO DAS PESSOAS.

Anônimo disse...

bom

Anônimo disse...

nao e muito bom !!!!!!!!

Unknown disse...

Adorei

Unknown disse...

Interessante explicações. .obg

Postar um comentário