Aplicações da Radioatividade

|
Sem perceber convivemos dia-a-dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais de radiação ou pelas fontes artificiais, criadas pelo próprio homem. A radioatividade está na luz solar, nos raios cósmicos que vêm do espaço, na areia da praia, na louça doméstica, na televisão quando está ligada, na medicina e até mesmo nos alimentos que consumimos.
A partir da descoberta da radioatividade a ciência moderna percebeu que inúmeros usos e aplicações poderiam ser criados. O uso mais importante é na produção de energia elétrica através das usinas nucleares. Mas também existem várias outras formas de fazer uso desse fenômeno:


NA INDÚSTRIA:

É utilizada no controle de produção, no controle do desgaste de materiais, na determinação de vazamentos em canalizações e oleodutos, em radiografias de tubos, lajes, entre outros, para detectar trincas, falhas ou corrosões, etc.


NA MEDICINA:

No tratamento de tumores e diversas doenças da pele e dos tecidos em geral, como por exemplo, o tratamento do câncer através da radioterapia, alterações genéticas, esterilização de materiais médicos, aparelhos médicos como o raios-X, etc.
Também é utilizada no mapeamento de orgãos (Medicina nuclear).


NA AGRICULTURA:

Alimentos como frutas, carnes, peixes, cereais e especiarias são submetidos a radiações para a eliminação de larvas, fungos e bactérias e para evitar que estraguem mais rápido quando transportados para lugares distantes, extermínio de insetos nocivos à agricultura, etc. Sem riscos para saúde.


NA GEOLOGIA E ARQUEOLOGIA:

Detecção de rochas e fósseis, principalmente pelo C14.


NA QUÍMICA:

Em traçadores para análise de reações químicas e bioquímicas em eletrônica, ciência espacial, geologia, medicina, etc.

23 comentários:

Lalai disse...

Pois é né gente diferente do que muitos pensam a radioatividade nao é essa vilã toda,quando usada em pequenas quantidades e a depender do elemento radioativo não é nociva a nossa saúde.
A nossa medicina agradeçe! E nós necessitados dela tbm!

Beijão

(Lais F. Caldas)

Luiz Fernando disse...

Buscamos aprofundar e compartilha o tema radiotividade e creio que teve um bom resultado. Pois as pessoas tem uma visão da radiotividade como algo que traz somente maleficios, procuramos esclarecer essa opnião da mairoria que não conhece sobre o assunto mostrando que traz também muitos beneficios para sociedade.
Citarei alguns desses beneficios para vocês leitores ficarem mais cientes espero que gostem !
É muito benéfica na desinfecção de materiais médicos pois não destrói o material, não deixa resíduos e mata as bactérias e vírus que podem estar presentes nos materiais.
Raio-x-Fins bélicos( bombas)
-Produção de energia
-Datação radiométrica, através do carbono-14
-Transmutação , na qual muda-se o elemento
-Radioterapia ou esterilização de material médico
-Tratamentos médicos( quimioterapia ou radioterapia)
-Radiografia de peças industriais
-Na indústria alimentícia, onde utilizam-se radiações de alta energia, evitando que frutas se estraguem mais rapidamente ou brotem ramificações
-No diagnóstico de doenças como tireóide
Como podem ver são inumeros beneficios !
Muito obrigado ler nossos comentarios espero que gostem ! Um abraço a todos que visitaram !

тαмуℓαηє disse...

A radiotividade, como tudo na vida, tem um lado positivo e outro negativo. Esse foi o objetivo de nossa turma com esse trabalho. As informações são básicas para serem de fácil entendimento, visto que o progresso e as pesquisas de radiação evoluem a cada ano.
Obrigada pela visita!

Jorge Lucas disse...

Apoio todas as justificativas apresentadas pelos meus colegas, que a radioatividade tem seus malefícios e benefícios, apesar como Lais disse que a radioatividade parecer a "vilã" da historia mundial com suas bombas atômicas... deu pra perceber pelo conteúdo desse blog que existe uma historia de melhoria na vida de todos graças a radioatividade e não só destruição

Gibson disse...

Como podemos ver ha diversas aplicações para a radiatividade que vem sendo aplicada em divesas áreas como a medicina, que a cada dia vem evoluindo.tudo em excesso trás maleficios.

xD

Fica na paz galera!!!!!

Nana Magalhães disse...

Quando falamos de radioatividade,ja temos em mente coisas negativas, de bombas atomicas. A radioatividade não é apenas bombas atomicas. A Radioatividade,nos proporcionou mais avanços na medicina,na cura do cancer e entre outras coisas nos possibilita,graças a radioatividae. É claro que a radioatividade tem seus pontos negativos,como a bomba nuclear,a industria belica em si são os pontos negativo da radioatividade. =D

Obrigada pela visita ao nosso blog =D

Beijo galera.

Naihara Alves disse...

Ao se falar em radioatividade ,o que se vem na cabeça de muitos é explosão, bomba núclear, lixo tóxico ,mas o que não se sabe é que ela está ligada diretamente á diversas áreas do nosso cotidiano, evoluindo e trazendo novidades para nossas vidas.Como vem sendo sitada nos temas abordado em nosso blog ,está ganhando seu papel de destaque na atualidade.

bjus pessoal.

MARCELO GALVAO disse...

A radiotividade está sempre presente em nossa vida,pois mesmos sem saber estamos liguado a ela seja na alimentação,ou naquelas pessoas que tem algum problema no caso dos tumores que é tratado com a radioterapia procedimento que tem como objetivo destruir as células tumorais.

VLW aê GALERA!!!

RENATO MATOS PEREIRA NOGUEIRA disse...

A radioatividade é tão perigosa que o sol que é algo natural se nós não tivermos o cuidado de nos expor nos seus raios nos horários certo corremos o risco de ter um câncer de pele sem falar dos alimentos que são tantas as radioatividades usadas para conservação dos mesmos que eles chegam a perderem seus sabores naturais e o que dizer das pessoas que são qualificadas a manusear estas substancias, mas sem nem uma responsabilidade jogam seus resíduos em lixão, rios e mares contaminado os seres que vivem nas águas causado doenças as pessoas e muitas vezes a morte. Por outro lado não se pode deixar de comentar que através das mesmas muitas doenças como tumores, câncer e outros são curados por essa radioatividade. Partindo desse pressuposto acredito que a radioatividade tanto cura como mata.

maiquel disse...

A radioatividade, assim como qualquer experimento cientifico, tem suas vantagens e desvantagens. É muito bom saber que existem meios que levam ela para o bem, porém, deve ser usada com cautela pois mesmo as boas intenções,em exagero, como é o caso das industrias ocasionam grandes impactos ambientais e um risco para a população.

CaSsOLiNo disse...

Ao contrário do que muitos pensam, a "Radioatividade" está presente em nosso dia-a-dia SIM. Ela está "presente" naquele alimento que se encontra em nossa mesa de jantar (de uma maneira geral, todos os alimentos passam por algum tipo de processo de exposição a radiação. Esses processos são importantes pois ajudam na detecção de alguma larva, ou algum outro bixo...). A radioatividade encontra-se também naquela radiografia que tiramos por exemplo da nossa mão (com o intuito de detectarmos algum osso quebrado... (Isso se dá pelo fato da radioatividade ter uma capacidade de atravessar nosso corpo. *Não me recordo agora se é GAMA, ALFA ou BETA)). Enfim, quando utilizada de maneira correta e em concentrações pequenas, a mesma pode trazer muitos benefícios para a humanidade.

Cássio Vinícius Motta

Maiara Andrade disse...

Me surpreendi com com o tanto de conhecimento que conseguimos absorver e os preconceitos ao se falar nesse assunto "cairam por terra" uma vez que ficou muito claro que o uso da radioatividade é um benéficio sim um grande progresso porém como tudo na vida precisamos ser responsaveis o suficientemente para usar desse artificio da melhor maneira possivel!!É isso ai valeu a pena!

Nay DW disse...

Realmente esse assunto deveria ser discutido não so em sala mais tambem em nossas rodas de amigos pois nunca se sabe onde se põe a mão.
Nayara S. Santos

Alana Valadares disse...

bem... como todos já sabem, esse tão temido fenômeno pode ser ultilizado não só trazendo maleficios a população, mas também grande beneficio. Principalmente na area de saúde prolongando muitas vezes as suas vidas.

grande beiju

Alana Valadares

Profa. Silvana disse...

Achei que o blog de vcs ficou muito legal. Parabéns!

Anônimo disse...

e muito bom contar com esse blog para´pesquisa e curiosidades

Anônimo disse...

Boa noite!
Conhecia um pouco sobre a Radioatividade, pois passei a me enteressar por esse conteúdo,ler essas aplicações publicadas,o meu conhecimento só aumentou.
Pelo que percebi a radioatividade está em toda parte,em no nosso dia-a-dia, por vezes trazendo benefícios como no caso da produção de energia , na medicina com o tratamento de tomores e doenças da pele...
Boa noite,Bjs!!!

Anônimo disse...

isso e muito perigoso..

Anônimo disse...

O QUE DOIS OXIGÊNIOS E DOIS CARBONOS FORAM FAZER NA IGREJA.R= BÊNZENO, KKKKKKKKK.

Anônimo disse...

muito obrigado valw me ajudou muito

Fabiano Guareschi disse...

Em quais aplicações a radiação é encontrada?

Fabiano Guareschi disse...

Cite impactos ambientais e os efitos nos seres humano que as radiações tanto ionizante como não ionizante podem ocasionar?

Anônimo disse...

adorei!!! me ajudou muito

Postar um comentário