Aplicações da Radioatividade

|
Sem perceber convivemos dia-a-dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais de radiação ou pelas fontes artificiais, criadas pelo próprio homem. A radioatividade está na luz solar, nos raios cósmicos que vêm do espaço, na areia da praia, na louça doméstica, na televisão quando está ligada, na medicina e até mesmo nos alimentos que consumimos.
A partir da descoberta da radioatividade a ciência moderna percebeu que inúmeros usos e aplicações poderiam ser criados. O uso mais importante é na produção de energia elétrica através das usinas nucleares. Mas também existem várias outras formas de fazer uso desse fenômeno:


NA INDÚSTRIA:

É utilizada no controle de produção, no controle do desgaste de materiais, na determinação de vazamentos em canalizações e oleodutos, em radiografias de tubos, lajes, entre outros, para detectar trincas, falhas ou corrosões, etc.


NA MEDICINA:

No tratamento de tumores e diversas doenças da pele e dos tecidos em geral, como por exemplo, o tratamento do câncer através da radioterapia, alterações genéticas, esterilização de materiais médicos, aparelhos médicos como o raios-X, etc.
Também é utilizada no mapeamento de orgãos (Medicina nuclear).


NA AGRICULTURA:

Alimentos como frutas, carnes, peixes, cereais e especiarias são submetidos a radiações para a eliminação de larvas, fungos e bactérias e para evitar que estraguem mais rápido quando transportados para lugares distantes, extermínio de insetos nocivos à agricultura, etc. Sem riscos para saúde.


NA GEOLOGIA E ARQUEOLOGIA:

Detecção de rochas e fósseis, principalmente pelo C14.


NA QUÍMICA:

Em traçadores para análise de reações químicas e bioquímicas em eletrônica, ciência espacial, geologia, medicina, etc.

28 comentários:

Unknown disse...

Pois é né gente diferente do que muitos pensam a radioatividade nao é essa vilã toda,quando usada em pequenas quantidades e a depender do elemento radioativo não é nociva a nossa saúde.
A nossa medicina agradeçe! E nós necessitados dela tbm!

Beijão

(Lais F. Caldas)

Luiz Fernando disse...

Buscamos aprofundar e compartilha o tema radiotividade e creio que teve um bom resultado. Pois as pessoas tem uma visão da radiotividade como algo que traz somente maleficios, procuramos esclarecer essa opnião da mairoria que não conhece sobre o assunto mostrando que traz também muitos beneficios para sociedade.
Citarei alguns desses beneficios para vocês leitores ficarem mais cientes espero que gostem !
É muito benéfica na desinfecção de materiais médicos pois não destrói o material, não deixa resíduos e mata as bactérias e vírus que podem estar presentes nos materiais.
Raio-x-Fins bélicos( bombas)
-Produção de energia
-Datação radiométrica, através do carbono-14
-Transmutação , na qual muda-se o elemento
-Radioterapia ou esterilização de material médico
-Tratamentos médicos( quimioterapia ou radioterapia)
-Radiografia de peças industriais
-Na indústria alimentícia, onde utilizam-se radiações de alta energia, evitando que frutas se estraguem mais rapidamente ou brotem ramificações
-No diagnóstico de doenças como tireóide
Como podem ver são inumeros beneficios !
Muito obrigado ler nossos comentarios espero que gostem ! Um abraço a todos que visitaram !

Tamara Almeida disse...

A radiotividade, como tudo na vida, tem um lado positivo e outro negativo. Esse foi o objetivo de nossa turma com esse trabalho. As informações são básicas para serem de fácil entendimento, visto que o progresso e as pesquisas de radiação evoluem a cada ano.
Obrigada pela visita!

Jorge Lucas disse...

Apoio todas as justificativas apresentadas pelos meus colegas, que a radioatividade tem seus malefícios e benefícios, apesar como Lais disse que a radioatividade parecer a "vilã" da historia mundial com suas bombas atômicas... deu pra perceber pelo conteúdo desse blog que existe uma historia de melhoria na vida de todos graças a radioatividade e não só destruição

Gibson disse...

Como podemos ver ha diversas aplicações para a radiatividade que vem sendo aplicada em divesas áreas como a medicina, que a cada dia vem evoluindo.tudo em excesso trás maleficios.

xD

Fica na paz galera!!!!!

Nana Magalhães disse...

Quando falamos de radioatividade,ja temos em mente coisas negativas, de bombas atomicas. A radioatividade não é apenas bombas atomicas. A Radioatividade,nos proporcionou mais avanços na medicina,na cura do cancer e entre outras coisas nos possibilita,graças a radioatividae. É claro que a radioatividade tem seus pontos negativos,como a bomba nuclear,a industria belica em si são os pontos negativo da radioatividade. =D

Obrigada pela visita ao nosso blog =D

Beijo galera.

Naihara Alves disse...

Ao se falar em radioatividade ,o que se vem na cabeça de muitos é explosão, bomba núclear, lixo tóxico ,mas o que não se sabe é que ela está ligada diretamente á diversas áreas do nosso cotidiano, evoluindo e trazendo novidades para nossas vidas.Como vem sendo sitada nos temas abordado em nosso blog ,está ganhando seu papel de destaque na atualidade.

bjus pessoal.

MARCELO GALVAO disse...

A radiotividade está sempre presente em nossa vida,pois mesmos sem saber estamos liguado a ela seja na alimentação,ou naquelas pessoas que tem algum problema no caso dos tumores que é tratado com a radioterapia procedimento que tem como objetivo destruir as células tumorais.

VLW aê GALERA!!!

RENATO MATOS PEREIRA NOGUEIRA disse...

A radioatividade é tão perigosa que o sol que é algo natural se nós não tivermos o cuidado de nos expor nos seus raios nos horários certo corremos o risco de ter um câncer de pele sem falar dos alimentos que são tantas as radioatividades usadas para conservação dos mesmos que eles chegam a perderem seus sabores naturais e o que dizer das pessoas que são qualificadas a manusear estas substancias, mas sem nem uma responsabilidade jogam seus resíduos em lixão, rios e mares contaminado os seres que vivem nas águas causado doenças as pessoas e muitas vezes a morte. Por outro lado não se pode deixar de comentar que através das mesmas muitas doenças como tumores, câncer e outros são curados por essa radioatividade. Partindo desse pressuposto acredito que a radioatividade tanto cura como mata.

Unknown disse...

A radioatividade, assim como qualquer experimento cientifico, tem suas vantagens e desvantagens. É muito bom saber que existem meios que levam ela para o bem, porém, deve ser usada com cautela pois mesmo as boas intenções,em exagero, como é o caso das industrias ocasionam grandes impactos ambientais e um risco para a população.

CaSsOLiNo disse...

Ao contrário do que muitos pensam, a "Radioatividade" está presente em nosso dia-a-dia SIM. Ela está "presente" naquele alimento que se encontra em nossa mesa de jantar (de uma maneira geral, todos os alimentos passam por algum tipo de processo de exposição a radiação. Esses processos são importantes pois ajudam na detecção de alguma larva, ou algum outro bixo...). A radioatividade encontra-se também naquela radiografia que tiramos por exemplo da nossa mão (com o intuito de detectarmos algum osso quebrado... (Isso se dá pelo fato da radioatividade ter uma capacidade de atravessar nosso corpo. *Não me recordo agora se é GAMA, ALFA ou BETA)). Enfim, quando utilizada de maneira correta e em concentrações pequenas, a mesma pode trazer muitos benefícios para a humanidade.

Cássio Vinícius Motta

Maiara Andrade disse...

Me surpreendi com com o tanto de conhecimento que conseguimos absorver e os preconceitos ao se falar nesse assunto "cairam por terra" uma vez que ficou muito claro que o uso da radioatividade é um benéficio sim um grande progresso porém como tudo na vida precisamos ser responsaveis o suficientemente para usar desse artificio da melhor maneira possivel!!É isso ai valeu a pena!

Nay Rosário disse...

Realmente esse assunto deveria ser discutido não so em sala mais tambem em nossas rodas de amigos pois nunca se sabe onde se põe a mão.
Nayara S. Santos

Alana Valadares disse...

bem... como todos já sabem, esse tão temido fenômeno pode ser ultilizado não só trazendo maleficios a população, mas também grande beneficio. Principalmente na area de saúde prolongando muitas vezes as suas vidas.

grande beiju

Alana Valadares

Profa. Silvana disse...

Achei que o blog de vcs ficou muito legal. Parabéns!

Anônimo disse...

e muito bom contar com esse blog para´pesquisa e curiosidades

Anônimo disse...

Boa noite!
Conhecia um pouco sobre a Radioatividade, pois passei a me enteressar por esse conteúdo,ler essas aplicações publicadas,o meu conhecimento só aumentou.
Pelo que percebi a radioatividade está em toda parte,em no nosso dia-a-dia, por vezes trazendo benefícios como no caso da produção de energia , na medicina com o tratamento de tomores e doenças da pele...
Boa noite,Bjs!!!

Anônimo disse...

isso e muito perigoso..

Anônimo disse...

O QUE DOIS OXIGÊNIOS E DOIS CARBONOS FORAM FAZER NA IGREJA.R= BÊNZENO, KKKKKKKKK.

Anônimo disse...

muito obrigado valw me ajudou muito

Unknown disse...

Em quais aplicações a radiação é encontrada?

Unknown disse...

Cite impactos ambientais e os efitos nos seres humano que as radiações tanto ionizante como não ionizante podem ocasionar?

Anônimo disse...

adorei!!! me ajudou muito

Unknown disse...

Gostei

lu disse...

muito bom me ajudou muito.

Anônimo disse...

oi
meu nome é Oswaldo
awawawawa

Unknown disse...

Ajudou bastante S2

Unknown disse...

grande bosta

Postar um comentário